Quando da expansão do Cristianismo, o Antigo testamento tornou-se altamente notório onde quer que a igreja militasse. Isto incomodou o inferno. e logo começaram os ataques contra as escritura hebraicas, que consistiam em negar-lhe os autores como divinamente inspirados.
No século 18, os ataques à bíblia tornam-se mais virulentos com a alta crítica na europa. seus argumentos "científicos" acham-se hoje desacreditados; não passam de teorias ocas. A palavra de Deus subsiste eternamente, Aleluia !
LÍNGUAS ORIGINAIS: O antigo testamento foi escrito originalmente em hebraico, com exceção de Esdras 4.8-6.18; 7.12-26; Jeremias 10.11 e Daniel 2.4-7.28, compostos em língua aramaica.
No período de maior pureza e refinamento do hebraico, foram produzidos os livros de Juizes, Samuel, reis, Cronicas, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares, Isaías, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias e habacuque.
DIVISÃO EM CAPÍTULOS E VERSICULOS: Por volta de 1228, Stephen Langton procedeu à divisão de toda a bíblia em capítulos. Alguns historiadores atribuem o trabalho ao cardial Hugo Santo Caro que o teria completado em 1250. Quanto à divisão da bíblia em versículos, o Antigo Testamento em 1551 por Robert Stevens, que era um famoso impressor de Paris.
segunda-feira, 13 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário